domingo, 30 de junho de 2019

Literatura Infantil em sala de aula

A leitura é um dos meios pelo qual se obtém conhecimento das mais diversas áreas facilitando então, a argumentação e vocabulário para a produção de um texto oral ou também escrito.
A escola tem grande parcela de responsabilidade para com o incentivo à leitura, pois promove o hábito nas crianças, estas irão crescer sabendo que a leitura enriquece o conhecimento e da grande importância que ela exerce na vida do ser humano.
O projeto desenvolvido na turma foi referente ao incentivo a leitura.  Este projeto visava contribuir com os alunos, dando-lhes possibilidades de se familiarizar com a literatura e possibilitar uma integração com suas famílias. Visto que, além de promover a leitura em sala de aula, nos finais de semana, uma família será contemplada com a "Sacola Literária" da turma.
A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a nos familiarizar com o mundo a nossa volta. Há, entretanto uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. A leitura não pode se tornar uma obrigação, porque quando ela se transforma em obrigação, se resume
em simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, daremos aos nossos alunos o direito de escolher o que quer ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar.
Acredita-se também que o hábito da leitura é fundamental para a prática de produção de texto, pois o fracasso na produção textual, deve-se justamente ao fato de haver pouca leitura.
Sendo assim, o propósito deste trabalho é, acima de tudo incentivar no aluno a leitura e a escrita em todos os seus aspectos e criar condições para que tais atividades se desenvolvam de modo eficiente e produtivo. 
A escola onde trabalho está inserida em uma comunidade carente, onde o hábito de ler se torna secundário. 
Por isso, a importância da escola em promover momentos de leitura, para despertar no aluno este hábito e prazer em ler, para assim quem sabe, ele possa mais tarde levar este incentivo para sua família. 



Referências:

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil –gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997

BROCANELLI, Cláudio Roberto, GIROTTO, Cíntia G.G.Simões; ANDRADE, Lizbeth Oliveira de. A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re)criação da infância. Rev.Educ. PUC-Camp, Campinas, jan/abr,2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios da inclusão na escola contemporânea

Quando iniciou-se o processo de implantação da Educação Inclusiva nas escolas regulares, evidenciou-se as profundas transformações que se f...