A escola está inserida
neste contexto, nesta sociedade e como tal reflete estas contradições e
repetições. Se por um lado nossas escolas parecem estagnadas no tempo, por
outro os alunos que frequentam estas instituições estão conectados com um mundo
diverso, mundo este que muitas vezes não se encontra refletido na sala de aula.
As tecnologias de informação
e comunicação (TIC’s) estão cada vez mais transformando a vida de nossa
sociedade e essas transformações refletem não só na escola mas também em nossos
educandos.
Quando tratamos deste
assunto, devemos ter em mente que a tecnologia tem se mostrado uma aliada
importantíssima enquanto recurso para propiciar maior autonomia aos alunos com
necessidades educacionais especiais. Segundo Sanches (1991, p.121), “para a
maioria das pessoas as tecnologias tornam a vida mais fácil, para uma pessoa
com necessidades especiais, a tecnologia torna as coisas possíveis”.
Nesses anos de curso com certeza meus horizontes se expandiram, e um campo que mais me chamou a atenção foi o da inclusão.
E a tecnologia é uma grande aliada neste processo. Podem ser
usados os mais diversos e acessíveis materiais para a confecção dos recursos,
podemos usar materiais de nosso dia a dia e envolver todos os alunos na
confecção deste recurso. Mas, sempre devemos ter em mente a realidade do aluno,
pois para que o material produzido alcance o objetivo de motivar e integrar o
aluno, seu cotidiano deve ser levado em consideração. Se observarmos estes
cuidados estaremos realmente incluindo nossos educandos, não só na escola, ou
na sala de aula, mas na sociedade.
Referências: SANCHES,
Norberto. A informática e a comunicação:
O visualizador da fala um instrumento a serviço da educação de treino da fala.
In. IV encontro Nacional de Educação Especial: Comunicações , 1991. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian
Nenhum comentário:
Postar um comentário