Trabalhar com inclusão é desafiador, pois mexe com quem está na escola.
Antigamente na escola se escolhia quem iria trabalhar com a inclusão, hoje
qualquer um pode trabalhar com a inclusão. A inclusão se espraiou, está em
todos os espaços.
Cada situação é um desafio, por mais preparado que o sujeito esteja
sempre terá que buscar informações, repensar novas práticas, criar estratégias
para ser trabalhada.
A inclusão só passa a ser algo a ser pensado quando se discute sobre o
tema. Precisamos problematizá-la, para não chegar a nós de qualquer maneira, e
se imponha a nós sem nenhuma condição de trabalho.
Que verdades circulam sobre a inclusão no campo no campo social,
educacional, político escolar? A Primeira coisa que falamos é que não estamos
preparados. Temos que estar preparados, não podemos dizer aos alunos que voltem
no próximo ano que eu vou me preparar. É uma mudança que passa pelo o sujeito.
Que lugar ocupa o tema da inclusão na contemporaneidade? O que
entendemos por inclusão? A existência de dois mundos.
Inclusão é um conjunto de práticas. Requer parceria entre indivíduo,
escola, professor, não se trata de pensa-la como produto final. Porque não
significa um estado permanente atingido pelo sujeito aluno ou pelo sujeito
professor. Porque exige atendimento de necessidades específicas dos sujeitos
envolvidos. Articula pessoas voltadas para o ato pedagógico ou para uma atitude
pedagógica.
Exige potência e vontade de, de olhar pro outro e trabalhar com o
outro, é um projeto da escola, é mais econômico incluir.
O sujeito agindo sobre si mesmo para se potencializar. Qualquer um pode
viver uma situação de exclusão. A inclusão se alargou muito.
Atitude de modernidade é se comprometer com a
mudança, comprometer com a mudança do sujeito que entra na escola e
torna-lo diferente.Atitude implica olhar
para o sujeito de forma imanente a seu tempo(coisas que se fundem ).Inclusão e
modernidade se fundem.
Atitude de modernidade e atitude Pedagógica, somos
modernos aprendemos a olhar para o outro caracterizando, diagnosticando,
identificando, nominando. Incluir é aproximar para identificar, conhecer,
traduzir, enquadrar.
Conduzir a conduta do outro é um ato de governo.
Produzir a conduta do outro é um ato pedagógico.
Temos sujeitos simultâneos na escola. Fazem muitas
atividades ao mesmo tempo.
Escola: muitas pessoas submetidas a uma mesma regra.
Na modernidade o Homo docibilis é disciplinável e ensinado a viver nos limites
de seu enquadramento diferente de contemporaneidade.
Crise de modernidade e crise pedagógica-
instrumentalizar o aluno para pensar diferente, desacomodar.
Atitudes de inclusão na modernidade – o outro é que
precisa ser incluído
Integração dentro da modernidade/ normalização-
correção- inclusão
Estado –sociedade-sujeito.
Na contemporaneidade qualquer um pode viver
situações de in/exclusão
Escola historicamente vista e produzida como o lugar
de contenção, disciplina e atualmente como lugar de acolhida, de tolerância, de
espaço onde a autoajuda se concretiza, e de explicações. Escola moderna
altamente disciplinar.
Escola Psicológica é escola para todos, destaque aos
especialistas psi, redução as técnicas e proliferação de terapias de grupo na escola,
elogios a diferença, exaltação das comunidades, corresponsabilização dos
indivíduos pela aprendizagem.
Desafio da escola é formar uma atitude
contemporânea e bagunçar e misturar tudo
dos dois mundos.
Referencias:
GALVÃO, N. C. S. S.; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A.; DIAZ, F (Org.).Educação Inclusiva, deficiência e contexto social.
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