segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Desafios da inclusão para escola contemporânea



Trabalhar com inclusão é desafiador, pois mexe com quem está na escola. Antigamente na escola se escolhia quem iria trabalhar com a inclusão, hoje qualquer um pode trabalhar com a inclusão. A inclusão se espraiou, está em todos os espaços.
Cada situação é um desafio, por mais preparado que o sujeito esteja sempre terá que buscar informações, repensar novas práticas, criar estratégias para ser trabalhada.
A inclusão só passa a ser algo a ser pensado quando se discute sobre o tema. Precisamos problematizá-la, para não chegar a nós de qualquer maneira, e se imponha a nós sem nenhuma condição de trabalho.
Que verdades circulam sobre a inclusão no campo no campo social, educacional, político escolar? A Primeira coisa que falamos é que não estamos preparados. Temos que estar preparados, não podemos dizer aos alunos que voltem no próximo ano que eu vou me preparar. É uma mudança que passa pelo o sujeito.
Que lugar ocupa o tema da inclusão na contemporaneidade? O que entendemos por inclusão? A existência de dois mundos.
Inclusão é um conjunto de práticas. Requer parceria entre indivíduo, escola, professor, não se trata de pensa-la como produto final. Porque não significa um estado permanente atingido pelo sujeito aluno ou pelo sujeito professor. Porque exige atendimento de necessidades específicas dos sujeitos envolvidos. Articula pessoas voltadas para o ato pedagógico ou para uma atitude pedagógica.
Exige potência e vontade de, de olhar pro outro e trabalhar com o outro, é um projeto da escola, é mais econômico incluir.
O sujeito agindo sobre si mesmo para se potencializar. Qualquer um pode viver uma situação de exclusão. A inclusão se alargou muito.
Atitude de modernidade é se comprometer com a mudança, comprometer com a mudança do sujeito que entra na escola e torna-lo  diferente.Atitude implica olhar para o sujeito de forma imanente a seu tempo(coisas que se fundem ).Inclusão e modernidade se fundem.
Atitude de modernidade e atitude Pedagógica, somos modernos aprendemos a olhar para o outro caracterizando, diagnosticando, identificando, nominando. Incluir é aproximar para identificar, conhecer, traduzir, enquadrar.
Conduzir a conduta do outro é um ato de governo. Produzir a conduta do outro é um ato pedagógico.
Temos sujeitos simultâneos na escola. Fazem muitas atividades ao mesmo tempo.
Escola: muitas pessoas submetidas a uma mesma regra. Na modernidade o Homo docibilis é disciplinável e ensinado a viver nos limites de seu enquadramento diferente de contemporaneidade.
Crise de modernidade e crise pedagógica- instrumentalizar o aluno para pensar diferente, desacomodar.
Atitudes de inclusão na modernidade – o outro é que precisa ser incluído
Integração dentro da modernidade/ normalização- correção- inclusão
Estado –sociedade-sujeito.
Na contemporaneidade qualquer um pode viver situações de in/exclusão
Escola historicamente vista e produzida como o lugar de contenção, disciplina e atualmente como lugar de acolhida, de tolerância, de espaço onde a autoajuda se concretiza, e de explicações. Escola moderna altamente disciplinar.
Escola Psicológica é escola para todos, destaque aos especialistas psi, redução as técnicas e proliferação de terapias de grupo na escola, elogios a diferença, exaltação das comunidades, corresponsabilização dos indivíduos pela aprendizagem.
Desafio da escola é formar uma atitude contemporânea  e bagunçar e misturar tudo dos dois mundos.

Referencias:

GALVÃO, N. C. S. S.; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A.; DIAZ, F (Org.).Educação Inclusiva, deficiência e contexto social.


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