domingo, 10 de junho de 2018

Educação ao longo da vida


O projeto de lei da câmara (PLC) 75/2017, sobre o acréscimo do conceito de “educação e aprendizagem ao longo da vida”, deve promover alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996. A modificação proposta carrega, segundo alguns especialistas, a dúvida quanto à profundidade e as intenções do termo. O projeto, do deputado federal Eduardo Barbosa do PSDB MG, inclui a expressão ou conceito como um norteador para o ensino brasileiro e como um direito na Educação de Jovens e Adultos. Na sequência, o projeto estabelece que a EJA constitui um instrumento para a educação ao longo da vida para quem não teve acesso aos estudos no tempo certo.  É exatamente a expressão instrumento que preocupa o educador Moacir Gadotti (2016, p.01):A Educação ao Longo da Vida é a expressão recente de uma preocupação antiga. O que é novo é tudo o que vem por trás desse princípio antropológico e como ele é instrumentalizado. Daí a enorme importância de tomarmos posição frente a esse tema”. É inegável que aprendemos o tempo todo, em diversas situações cotidianas, e na integralidade desde o nosso nascimento. Aprendemos em nossas relações com o mundo, no diálogo com os outros e a partir de nossas reflexões sobre ações e pensamentos. A educação ocorre tanto em ambientes formais, como a escola, como em ambientes informais. Segundo o autor devemos estar atentos ao discurso de ordem que permeia a ideia de educação permanente. Uma premissa de operacionalização instrumentalizada que formaliza para obter os resultados esperados. Reduzindo as possibilidades da articulação, nos espaços educativos formais e informais, entre os saberes adquiridos ao longo da vida de maneira integral e as possibilidades presentes nos processos educativos diários. Assim para o educador Moacir Gadotti:

Uma das potencialidades do princípio da “aprendizagem ao longo da vida” é que ele quebra uma visão estanque da educação, dividida por modalidades, ciclos, níveis etc. Ele articula a educação como um todo, independentemente da idade, independentemente de ser formal ou não-formal. Se a educação e a aprendizagem se estendem por toda a vida, desde o nascimento até a morte, significa que a educação e a aprendizagem não se dão somente na escola e nem no ensino formal. Elas se confundem com a própria vida, que vai muito além dos espaços formais de aprendizagem. Assim, podemos dizer que tanto a educação quanto a aprendizagem não podem ser controlados pelos sistemas formais de ensino. Este princípio nos obriga a termos uma visão mais holística da educação.( GADOTTI, 2006, p.03)

 O tipo de aprendizagem ao longo da vida que acredito ser válido na EJA,  é a que articula a integralidade das aprendizagens construídas pelos educandos no espaço escolar. A EJA favorece a construção de espaços e atividades alternativas pela riqueza de experiências e saberes que os jovens e adultos possuem. Penso que o desenvolvimento, social e cognitivo, dos educandos devam estar ligados aos conhecimentos construídos ao longo de sua vida. O espaço escolar deve facilitar, no “estar sendo diárias”, relações individuais e coletivas que valorizem as experiências vivenciadas pelos educandos. A organização das atividades cotidianas deve proporcionar, aos fazeres pedagógicos, momentos de indeterminação da racionalidade sistematizada para que as aprendizagens ao longo da vida possam tornar-se construtivas.

Referencias:


BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edição Câmara, 2015. Disponível em < http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/20204/plano_nacional_educacao_ 2014-2024_2ed.pdf?sequence=8>.

GADOTTI, Moacir. Educação Popular e Educação ao Longo da Vida. Disponível em: < http://almanaquefme.org/?p=4706





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