Criado por Decroly no
início do século XX, os Centros de Interesse são agrupamento de conteúdos e
atividades educativas realizadas em torno de temas centrais de grande
significação para a criança. Ao utilizar esta metodologia o educador estará
oportunizando aprendizagens em todas as áreas. Assim na área cognitiva favorece
a construção de novos conceitos , a partir da observação, da comparação, da
assimilação e da acomodação, ajudando a criança a desenvolver seu pensamento,
estruturar sua realidade e a interagir com ela.
Trabalho com uma turma
de 4º ano, e para a feira muldisciplinar da escola estamos fazendo um trabalho
sobre o resgate dos brinquedos antigos.
Tema:
"Os
brinquedos"
Observação:
trazer brinquedos que
tem em casa;
observar brinquedos
movidos à corda, a pilha, a eletricidade etc;
Classificar os
brinquedos de acordo com o material de que são feitos: madeira, plástico,
papelão, sucata etc.;
Associação:
comparar alguns
brinquedos com objetos reais;
descobrir a relação dos
brinquedos em miniatura e as profissões;
descobrir os brinquedos
utilizados por crianças em outros países;
descobrir brinquedos
para uso ao ar livre e em grandes espaços;
descobrir brinquedos
que podem surgir juntado diferentes sucatas.
Descobrir os brinquedos
com que brincavam nossos avós
Expressão:
desenho de brinquedos
observados em visitas feitas;
confecção de fantoches
e outros brinquedos;
reproduzir em modelagem
vários brinquedos.
Construir brinquedos de
sucata
Trazer brinquedos
antigos para organizarmos uma exposição
Vale destacar que ao
utilizar os Centros de Interesses, o educador estará atendendo os interesses de
seus alunos, uma vez que parte de dados e fatos concretos relacionados ao seu
contexto. Deste modo proporcionará a construção de aprendizagens
significativas, ao envolver a criança em experiências concretas e desafiadoras.
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