sexta-feira, 1 de junho de 2018

Centros de Interesse


Criado por Decroly no início do século XX, os Centros de Interesse são agrupamento de conteúdos e atividades educativas realizadas em torno de temas centrais de grande significação para a criança. Ao utilizar esta metodologia o educador estará oportunizando aprendizagens em todas as áreas. Assim na área cognitiva favorece a construção de novos conceitos , a partir da observação, da comparação, da assimilação e da acomodação, ajudando a criança a desenvolver seu pensamento, estruturar sua realidade e a interagir com ela.
Trabalho com uma turma de 4º ano, e para a feira muldisciplinar da escola estamos fazendo um trabalho sobre o resgate dos brinquedos antigos.
Tema: "Os brinquedos"
Observação:
trazer brinquedos que tem em casa;
observar brinquedos movidos à corda, a pilha, a eletricidade etc;
Classificar os brinquedos de acordo com o material de que são feitos: madeira, plástico, papelão, sucata  etc.;

Associação:
comparar alguns brinquedos com objetos reais;
descobrir a relação dos brinquedos em miniatura e as profissões;
descobrir os brinquedos utilizados por crianças em outros países;
descobrir brinquedos para uso ao ar livre e em grandes espaços;
descobrir brinquedos que podem surgir juntado diferentes sucatas.
Descobrir os brinquedos com que brincavam nossos avós
Expressão:
desenho de brinquedos observados em visitas feitas;
confecção de fantoches e outros brinquedos;
reproduzir em modelagem vários brinquedos.
Construir brinquedos de sucata
Trazer brinquedos antigos para organizarmos uma exposição
Vale destacar que ao utilizar os Centros de Interesses, o educador estará atendendo os interesses de seus alunos, uma vez que parte de dados e fatos concretos relacionados ao seu contexto. Deste modo proporcionará a construção de aprendizagens significativas, ao envolver a criança em experiências concretas e desafiadoras.

Os alunos estão na etapa da expressão, e estão bastante empolgados com a exposição que está sendo organizada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios da inclusão na escola contemporânea

Quando iniciou-se o processo de implantação da Educação Inclusiva nas escolas regulares, evidenciou-se as profundas transformações que se f...