Continuo acreditando que, nossa maior troca de experiências de dá nos encontros presenciais. Mas, no decorrer do curso, acredito que aprendemos muitas coisas.
Por ser um curso a distância, precisamos nos organizar com horários, ritmos, tecnologias e aprender que, mesmo sem o contato diário, a comunicação não para.
No início era muito complicado os trabalhos em grupo, pois cada colega trabalha em um lugar, moram em cidades diferentes e nos adaptarmos a fazer trabalhos em grupo em ead, também foi um desafio.
O homem apresenta diversas formas de interação social e com o meio. No permanente
processo de (re)construção do conhecimento e aprendizagem no qual o homem se encontra,
fatores biológicos, sociais, culturais e históricos intervêm na criação do sujeito, mas, sozinhos,
tais fatores não completam sua constituição. Vigotski (2001, p. 63) afirma que "o
comportamento do homem é formado por peculiaridades e condições biológicas e sociais do
seu crescimento". Isto denota que diversos fatores influenciam na construção do sujeito.
Com referência à educação, independente da modalidade, as relações sociais possuem
a interatividade presente, palavra que “[...] está nas vizinhanças semânticas das palavras ação,
agenciamento, correlação e cooperação, das quais empresta seus significados” (SANTAELLA,
2004, p. 153), e pode, portanto, ocorrer por várias formas, meios e recursos.
Nesta publicação que estou revisitando, falo do retrato da escola. Com certeza esta foi uma das atividades mais marcantes do curso, a partir deste momento passei a ver a educação e a escola onde trabalho de uma outra forma.
Passei a escutar mais os alunos, perceber as dificuldades de nosso dia a dia, enquanto educadores e também perceber a importância de nosso trabalho como professores.
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Referências:
SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Palus,
2004.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
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