segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Revistando a postagem: "Aprendizagens significativas do semestre"

Continuo acreditando que, nossa maior troca de experiências de dá nos encontros presenciais. Mas, no decorrer do curso, acredito que aprendemos muitas coisas.
Por ser um curso a distância, precisamos nos organizar com horários, ritmos, tecnologias e aprender que, mesmo sem o contato diário, a comunicação não para.
No início era muito complicado os trabalhos em grupo, pois cada colega trabalha em um lugar, moram em cidades diferentes e nos adaptarmos a fazer trabalhos em grupo em ead, também foi um desafio.
O homem apresenta diversas formas de interação social e com o meio. No permanente
processo de (re)construção do conhecimento e aprendizagem no qual o homem se encontra,
fatores biológicos, sociais, culturais e históricos intervêm na criação do sujeito, mas, sozinhos,
tais fatores não completam sua constituição. Vigotski (2001, p. 63) afirma que "o
comportamento do homem é formado por peculiaridades e condições biológicas e sociais do
seu crescimento". Isto denota que diversos fatores influenciam na construção do sujeito.
Com referência à educação, independente da modalidade, as relações sociais possuem
a interatividade presente, palavra que “[...] está nas vizinhanças semânticas das palavras ação,
agenciamento, correlação e cooperação, das quais empresta seus significados” (SANTAELLA,
2004, p. 153), e pode, portanto, ocorrer por várias formas, meios e recursos.
Nesta publicação que estou revisitando, falo do retrato da escola. Com certeza esta foi uma das atividades mais marcantes do curso, a partir deste momento passei a ver a educação e a escola onde trabalho de uma outra forma.
Passei a escutar mais os alunos, perceber as dificuldades de nosso dia a dia, enquanto educadores e também perceber a importância de nosso trabalho como professores.


Postagem anterior: https://oliveiragessica.blogspot.com/b/post-preview?token=APq4FmA16hoHmzTtGNJ0xMRt4Qnh-un7DrnJNdHg4TwR-I1wTVTFmEORtFNdh5u6nSDZBvTAr6kaZv-17g0o7lA5rEDi1255NMbD46yWOA6ziNGyjLglZqnIjaU3l3GQibdjR7wIRUie&postId=5137748806202582162&type=POST

Referências:

SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Palus,
2004.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios da inclusão na escola contemporânea

Quando iniciou-se o processo de implantação da Educação Inclusiva nas escolas regulares, evidenciou-se as profundas transformações que se f...