Com certeza as postagens do blog foram o maior desafio durante o curso.
Até a gora, na reta final do PEAD, ainda enfrento dificuldades em manter as postagens.
Acredito que seu principal objetivo seja reconstruir e refletir sobre as aprendizagens nas interdisciplinas.
Durante meu estágio criei um blog com minha turma, para que eles pudessem colocar suas reflexões sobre nosso projeto de leitura.
O resultado foi bastante significativo. Acredito que nosso blog foi uma importante ferramenta para o andamento do projeto e para que eu pudesse chegar em meu objetivo principal, que era tornar a leitura parte do cotidiano da turma.
O portfólio de aprendizagem é parte integrante dos processos de ensino e de
aprendizagem, uma relação teoria-prática e ação-reflexão.
Segundo Perrenoud (2005, p. 65), “A prática reflexiva é a relação com o mundo: ativa,
crítica e autônoma. Por isso depende mais da postura do que de uma competência
metodológica”. O portfólio de aprendizagem é um instrumento que propicia a reflexão da
prática.
Com certeza a experiência com o portfólio de aprendizagem (blog) foi uma das mais significativas durante o curso.
Postagem anterior: https://oliveiragessica.blogspot.com/2015/08/minha-experiencia-com-o-blogg-respeito.html
Referências:
PERRENOUT, Philippe. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor: profissionalização e
razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Olá! Parabéns por colocar em prática esse recurso e fazer uso de forma regular com os alunos, com certeza os objetivos foram alcançados através da escrita e reflexão de suas aprendizagens. Manter essa prática realmente não é tarefa fácil. Fico muito feliz com o teu relato!
ResponderExcluir