sábado, 23 de abril de 2016

Ações para incentivar a autonomia em sala de aula

Segundo Paulo Freire, autonomia é a capacidade de conscientizar o sujeito de seu lugar no mundo, possibilitando que esta pessoa transforme sua realidade. O sujeito autônomo é aquele que se percebe capaz de alterar sua realidade.
Para que essa autonomia seja refletida em sala de aula e na escola, acredito que devemos primeiro incentivar a curiosidade de nossos alunos para os temas estudados, e uma maneira de fazer isso é trazer para a sala de aula elementos de seu cotidiano, seu dia a dia. Mostra que sua experiência de vida é importante, estabelecer uma relação direta entre conteúdo e realidade. A importância que se dá há essas vivências trazidas pelos alunos estará intimamente ligada ao seu interesse no que é proposto pelo professor.
E a partir disto, incentivar um pensamento crítico a respeito dessa realidade, uma maneira de fazer o educando interferir, criticar e alterar seu cotidiano. Devemos entender que  o processo educacional não é algo estático e sim algo que está em constante transformação.
Para tanto devemos estabelecer aulas dinâmicas, reflexivas e críticas. Diversificar estratégias, propor debates, comparações e estar atento a diversidade que se apresenta em sala de aula, estabelecer interações de respeito mútuo e de confiança, onde se incentive a auto-estima. Promover canais de comunicação, para estabelecer a participação de todos na construção do processo educativo.
A reflexão sobre a ação é o que produz conhecimentos válidos e significativos. Só há aprendizado quando o aluno se apodera e ressignifica o conhecimento.



2 comentários:

  1. Oi Géssica, em suas reflexões relata que segundo Freire " autonomia é a capacidade de conscientizar o sujeito de seu lugar no mundo, possibilitando que esta pessoa transforme sua realidade". Em sua realidade escolar tens conseguido possibilitar essa transformação? Tem alguma experiência a nos relatar?
    Abraços
    Maria Rosane

    ResponderExcluir
  2. Oi Géssica, em suas reflexões relata que segundo Freire " autonomia é a capacidade de conscientizar o sujeito de seu lugar no mundo, possibilitando que esta pessoa transforme sua realidade". Em sua realidade escolar tens conseguido possibilitar essa transformação? Tem alguma experiência a nos relatar?
    Abraços
    Maria Rosane

    ResponderExcluir

Desafios da inclusão na escola contemporânea

Quando iniciou-se o processo de implantação da Educação Inclusiva nas escolas regulares, evidenciou-se as profundas transformações que se f...