Ações
para incentivar a autonomia em sala de aula
Segundo
Paulo Freire, autonomia é a capacidade de conscientizar o sujeito de seu lugar
no mundo, possibilitando que esta pessoa transforme sua realidade. O sujeito
autônomo é aquele que se percebe capaz de alterar sua realidade.
Para
que essa autonomia seja refletida em sala de aula e na escola, acredito que
devemos primeiro incentivar a curiosidade de nossos alunos para os temas
estudados, e uma maneira de fazer isso é trazer para a sala de aula elementos
de seu cotidiano, seu dia a dia. Mostra que sua experiência de vida é
importante, estabelecer uma relação direta entre conteúdo e realidade. A importância
que se dá há essas vivências trazidas pelos alunos estará intimamente ligada ao
seu interesse no que é proposto pelo professor.
E
a partir disto, incentivar um pensamento crítico a respeito dessa realidade,
uma maneira de fazer o educando interferir, criticar e alterar seu cotidiano.
Devemos entender que o processo
educacional não é algo estático e sim algo que está em constante transformação.
Para
tanto devemos estabelecer aulas dinâmicas, reflexivas e críticas. Diversificar
estratégias, propor debates, comparações e estar atento a diversidade que se
apresenta em sala de aula, estabelecer interações de respeito mútuo e de
confiança, onde se incentive a auto-estima. Promover canais de comunicação,
para estabelecer a participação de todos na construção do processo educativo.
A
reflexão sobre a ação é o que produz conhecimentos válidos e significativos. Só
há aprendizado quando o aluno se apodera e ressignifica o conhecimento.
Oi Géssica, em suas reflexões relata que segundo Freire " autonomia é a capacidade de conscientizar o sujeito de seu lugar no mundo, possibilitando que esta pessoa transforme sua realidade". Em sua realidade escolar tens conseguido possibilitar essa transformação? Tem alguma experiência a nos relatar?
ResponderExcluirAbraços
Maria Rosane
Oi Géssica, em suas reflexões relata que segundo Freire " autonomia é a capacidade de conscientizar o sujeito de seu lugar no mundo, possibilitando que esta pessoa transforme sua realidade". Em sua realidade escolar tens conseguido possibilitar essa transformação? Tem alguma experiência a nos relatar?
ResponderExcluirAbraços
Maria Rosane