quinta-feira, 3 de maio de 2018

Globalização e Interdisciplinaridade

A escola é o reflexo da sociedade a qual está inserida. Quando foi instituída nas fábricas a linha de montagem, onde um funcionário era o responsável por determinada ação, ou seja, especializado em apenas um processo da produção, este modelo acabou sendo inserido também na escola, pois, é nela que se “fabricam” os trabalhadores das indústrias.
Como vivemos em um sistema capitalista, a exigência da fábrica acaba se refletindo na escola. E foi por uma exigência capitalista que, novamente, vemos uma mudança neste modelo. O processo de globalização foi iniciado na economia dos países. Para concorrer com os produtos de outros países, as industrias precisaram investir no trabalho em equipe.
Agora o mercado busca um empregado polivalente, que consiga olhar o todo e não somente sua especialidade. E de novo esse modelo se reflete na escola.
Se antes o ensino era compartimentado, agora busca-se um ensino globalizante, com a participação de todos, desde o planejamento da atividade até em sua colocada em prática.


Referências:
JAPIASSU, Hilton. A questão da interdisciplinaridade. Revista Paixão de Aprender. Secretaria Municipal de Educação, novembro, n°8, p. 48-55, 1994
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: O currículo integrado.


Um comentário:

  1. Cada momento, as políticas e o sistema econômico impactam diretamente nas propostas pedagógicas da escola.
    Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador
    PEAD UFRGS

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