domingo, 15 de abril de 2018

Marcas docentes





Após a leitura do texto "O menininho" de Helen Buckley, fmos desafiadas a refletir sobre nossa prática pedagógia 

a. Quais seriam seus  desafios frente a essa criança?
Mostrar a ela que o que importa é a criatividade de cada criança, tentar devolver-lhe a confiança e a independência. Tentaria fazer com que ele tivesse novamente confiança em suas habilidades e tentaria auxiliá-lo neste processo. Para mais tarde poder fazer com que ele entenda que a sala de aula é um lugar de aprendizado mútuo, tanto ele, aluno aprende, quando eu, enquanto professora estou sempre aprendendo com ele e seus colegas.

b. Quais atividades você, enquanto professor/a, desenvolve com seus
alunos de modo a possibilitar que estes cresçam com autonomia e desenvolvam
sua criatividade?
Este ano tenho um 4º ano. Procuro trazer atividades em que eles expressem suas opiniões, onde não tenham medo, nem vergonha de dizer o que pensam, mesmo sendo opiniões diferentes das minhas e dos colegas. Procuro incentivar a criatividade com tarefas de músicas, dança e teatro. Onde eles possam ser os atores e também diretores e criadores das falas, coreografias.

c. Que marcas da sua prática pedagógica você gostaria de deixar nos seus alunos?

Gostaria que eles lembrassem de mim como uma professora aberta a críticas e incentivadora da autonomia e criatividade.



Um comentário:

  1. Para essa postagem faltou um reflexão mais aprofundada sobre o tema; é replica de atividade e esse tipo de postagem devemos evitar.

    ResponderExcluir

Desafios da inclusão na escola contemporânea

Quando iniciou-se o processo de implantação da Educação Inclusiva nas escolas regulares, evidenciou-se as profundas transformações que se f...