Nos últimos
anos os avanços científicos e tecnológicos foram os responsáveis pela
rápida mudança em nossa sociedade. Com a rapidez de informação a maneira como
nos relacionamos com os demais foi alterada e essas mudanças podem ser
percebidas na escola.
A escola
está inserida neste contexto, nesta sociedade e com tal reflete estas
contradições e repetições. Se por um lado nossas escolas parecem estagnadas no
tempo, por outro os alunos que frequentam estas instituições estão conectados
com um mundo diverso, mundo este que muitas vezes não se encontra refletido na
escola.
Devemos
criar espaço para a discussão e para o uso destas tecnologias, e não fingir que
elas não existem. As mídias (televisão, computador, rádio) e as tecnologias são
recursos que facilitam nosso dia – a – dia, não apenas em casa , mas também com
nossos alunos. Elas servem para despertar o interesse do educando pra as
problemáticas propostas durante as aulas.
Muitas
vezes é no Laboratório de Informática da escola que os alunos terão seus
primeiros contatos com o chamado “mundo virtual”,
O aceso as tecnologias tornou-se essencial ao desenvolvimento
social,cultural e intelectual. Cada momento em que uma tecnologia nos é
apresentada a evolução se faz presente, a comunicação nos conecta aos recursos
para que possamos interagir com o meio que nos cerca, fazer parte da inclusão
com novas tecnologias fazendo a diferença no meio e no mercado de trabalho.
Quando fomos apresentadas ao giz, mimeografo, e outras tecnologias de nossa
época, também ficamos entusiasmados.
Certas tecnologias que
utilizamos em nossa infância atualmente tornaram-se corriqueiras, mas tiveram
um impacto em determinada época. Atualmente o avanço tecnológico acontece de
maneira muito rápida, onde a escola ainda em desvantagem , com tantas
novidades.
Com o avanço da
tecnologia com o passar dos anos tem seus prós e contras, quando falamos em
tecnologias que ajudem a beneficiar o andamento e a vivencia do ser
humano, na educação, na vida pessoal e profissional.
Nas salas de aula,
proporcionando facilidade aos alunos na aprendizagem, mas ao mesmo tempo
esquecendo os verdadeiros princípios da aprendizagem e do
conhecimento, exemplo, no meu tempo de aluna tínhamos que saber a tatuada
da ponta da língua, hoje o aluno não necessita saber, mas sim, saber onde
encontrar, no celular, nas tabelas, enfim, dificultando
seu raciocínio na hora da realização dos exercícios. Alunos que levam para
suas escritas, costumes apresentados no watts, mas ao mesmo tempo, celulares
com internet, facilitando a utilização para pesquisas e dúvidas tiradas em
sala de aula
Antigamente
tínhamos que saber os números dos telefones celulares das pessoas para
ligar, hoje se não tivermos em mãos o aparelho não sabemos, as vezes
me pergunto, onde está a aprendizagem pois os alunos não precisam mais pensar,
tem a tecnologia para ajudar.
Mais importante que
equipar as escolas é incentivar os professores na apropriação dos novos
recursos assim como a construção de conhecimentos dos alunos. Que a utilização
destas tecnologias sejam um facilitador no momento da apropriação
do conhecimento, tanto para o docente como para o educando, sendo bem
aplicada na educação toda a comunidade escolar será beneficiada por ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário