quinta-feira, 5 de abril de 2018

Memórias tecnológicas na escola

Esta semana, produzimos um texto coletivo, sobre nossas memórias escolares. Eu e minhas colegas Liris, Izabel, maria Cristina e Patrícia, refletimos sobre o assunto e o texto ficou assim.
Nos últimos anos os avanços científicos e tecnológicos foram  os responsáveis pela rápida mudança em nossa sociedade. Com a rapidez de informação a maneira como nos relacionamos com os demais foi alterada e essas mudanças podem ser percebidas na escola.
A escola está inserida neste contexto, nesta sociedade e com tal reflete estas contradições e repetições. Se por um lado nossas escolas parecem estagnadas no tempo, por outro os alunos que frequentam estas instituições estão conectados com um mundo diverso, mundo este que muitas vezes não se encontra refletido na escola.
 Devemos criar espaço para a discussão e para o uso destas tecnologias, e não fingir que elas não existem. As mídias (televisão, computador, rádio) e as tecnologias são recursos que facilitam nosso dia – a – dia, não apenas em casa , mas também com nossos alunos. Elas servem para despertar o interesse do educando pra as problemáticas propostas durante as aulas.
Muitas vezes é no Laboratório de Informática da escola que os alunos terão seus primeiros contatos com o chamado “mundo virtual”, 
O aceso as tecnologias tornou-se essencial ao desenvolvimento social,cultural e intelectual. Cada momento em que uma tecnologia nos é apresentada a evolução se faz presente, a comunicação nos conecta aos recursos para que possamos interagir com o meio que nos cerca, fazer parte da inclusão com novas tecnologias fazendo a diferença no meio e no mercado de trabalho. Quando fomos apresentadas ao giz, mimeografo, e outras tecnologias de nossa época, também ficamos entusiasmados.
Certas tecnologias que utilizamos em nossa infância atualmente tornaram-se corriqueiras, mas tiveram um impacto em determinada época. Atualmente o avanço tecnológico acontece de maneira muito rápida, onde a escola ainda em desvantagem , com tantas novidades.
Com o avanço da tecnologia com o passar dos anos tem seus prós e contras, quando falamos em tecnologias que ajudem a beneficiar o andamento e a vivencia do ser humano, na educação, na vida pessoal e profissional.
Nas salas de aula, proporcionando facilidade aos alunos na aprendizagem, mas ao mesmo tempo esquecendo os verdadeiros princípios da aprendizagem e do conhecimento, exemplo, no meu tempo de aluna tínhamos que saber a tatuada da ponta da língua, hoje o aluno não necessita saber, mas sim, saber onde encontrar, no celular, nas tabelas, enfim, dificultando seu raciocínio na hora da realização dos exercícios. Alunos que levam para suas escritas, costumes apresentados no watts, mas ao mesmo tempo, celulares com internet, facilitando a utilização para pesquisas e dúvidas tiradas em sala de aula
 Antigamente tínhamos que saber os números dos telefones celulares das pessoas para ligar, hoje se não tivermos em mãos o aparelho não sabemos, as vezes me pergunto, onde está a aprendizagem pois os alunos não precisam mais pensar, tem a tecnologia para ajudar.        
Mais importante que equipar as escolas é incentivar os professores na apropriação dos novos recursos assim como a construção de conhecimentos dos alunos. Que a utilização destas  tecnologias sejam um facilitador  no momento da apropriação do conhecimento, tanto para o docente como para o educando, sendo bem  aplicada na educação toda a comunidade escolar será beneficiada por ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios da inclusão na escola contemporânea

Quando iniciou-se o processo de implantação da Educação Inclusiva nas escolas regulares, evidenciou-se as profundas transformações que se f...