As principais teorias de
aprendizagens, colocadas em prática nos dias atuais são: epistemologia genética
de Piaget, Teoria Construtivista de Bruner, Teoria Sócio-cultural de Vigotsky,
Aprendizagem baseada em problemas, Aprendizado experimental, Aprendizado
situado e Inteligências Múltiplas. Cada um tem seus pontos negativos e
positivos, que são eles:
·
Epistemologia Genética de Piaget: A
aprendizagem é um processo contínuo que ocorre durante toda a vida do
indivíduo, desde a mais tenra infância até a mais avançada velhice. Segundo
Piaget, O desenvolvimento geral do individuo será resultado de suas
potencialidades genéticas e, sobretudo, das habilidades aprendidas durante as
várias fases da vida. A aprendizagem está diretamente relacionada com o
desenvolvimento cognitivo.
·
A teoria
Construtivista de Jerome Bruner é um
autêntico representante da adordagem cognitiva, traz contribuições
significativas ao processo ensino-aprendizagem, principalmente à aprendizagem
desenvolvida nas escolas. Sendo uma teoria cognitiva, apresenta a preocupação
com os processos centrais do pensamento, como organização do conhecimento,
processamento de informação, raciocínio e tomada de decisão. Considera a aprendizagem
como um processo interno, mediado cognitivamente, mais do que como um produto
direto do ambiente, de fatores externos ao aprendiz. Apresenta-se como o
principal defensor do método de aprendizagem por descoberta (insight). A teoria
de Bruner apresenta muitos pontos semelhantes às teorias de Gestalt e de
Piaget. Bruner considera a existência de estágios durante o desenvolvimento
cognitivo e propõe explicações similares às de Piaget, quanto ao processo de
aprendizagem. Atribui importância ao modo como o material a ser aprendido é
disposto, assim como Gestalt, valorizando o conceito de estrutura e arranjos de
idéias.
·
Teoria Sócio-cultural de Vigotsky: Em comparação à abordagem dentro-fora de
Piaget, Vygotsky enfatiza o papel do ambiente no desenvolvimento
intelectual das crianças. Postula que o desenvolvimento procede enormemente de
fora para dentro, pela internalização – a absorção do
conhecimento proveniente do contexto. Assim, as influências sociais, em vez de
biológicas, são fundamentais na sua teoria.
·
Instrução
Ancorada: instrução ancorada é o maior paradigma para o aprendizado
baseado em tecnologia, que foi desenvolvido pelo Cognition & Technology
Group at Vanderb ilt (CTGV), sob liderança de John Bransford. Embora muitas
pessoas tenham contribuído para a teoria e pesquisa da instrução ancorada,
Bransford é o principal porta-voz desta teoria e, portanto, a teoria é
atribuída a ele. O enfoque inicial do trabalho foi o desenvolvimento de
ferramentas interativas de videolaser, que incentivaram alunos e professores a
fazer e a resolver problemas complexos e realistas. Os materiais de vídeo
servem como "âncoras" (em macro-contexto) para todo o aprendizado e
instrução posterior. Princípios:
1. As atividades de aprendizado e ensino devem ser criadas em torno de uma "âncora", que deve ser algum tipo de estudo de um caso ou uma situação envolvendo um problema.
2. Os materiais devem permitir a exploração pelo aprendiz (e.g., programas interativos de videolaser).
1. As atividades de aprendizado e ensino devem ser criadas em torno de uma "âncora", que deve ser algum tipo de estudo de um caso ou uma situação envolvendo um problema.
2. Os materiais devem permitir a exploração pelo aprendiz (e.g., programas interativos de videolaser).
·
Aprendizado situado: Lave
argumenta que o aprendizado, como ocorre normalmente, é uma função da
atividade, do contexto e da cultura na qual ele ocorre (isto é, ele é situado).
Isto contrasta com a maior parte das atividades de aprendizado em sala de aula,
que envolvem o conhecimento abstrato e fora do contexto. A interação social é
um componente crítico do aprendizado situado - aprendizes se tornam envolvidos
em uma "comunidadade de prática" que incorpora certas convicções e
comportamentos a serem adquiridos. À medida que o iniciante, ou recém-chegado,
se move da periferia desta comunidade para o seu centro, ele se torna mais
ativo e envolvido dentro da cultura. A partir daí assume um papel de expert ou
de mais antigo. Além disso, o aprendizado situado é normalmente
não-intencional, em vez de deliberado.
·
Teoria da Inclusão: Ausubel preocupa-se com a aprendizagem que ocorre na sala de aula da
escola. O fator mais importante de aprendizagem é o que o aluno já sabe. Para
que ocorra a aprendizagem, conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros
e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo, funcionando como ponto de
ancoragem.Ausubel está interessado em saber como os indivíduos aprendem grandes
quantidades de material significativo por meio de apresentações
verbais/textuais em um quadro escolar. Um processo primário em aprendizado é a
inclusão, na qual o conhecimento novo é relacionado com as ideias relevantes da
estrutura cognitiva existente em uma base substantiva. As estruturas cognitivas
representam o resíduo de todas as experiências de aprendizado. A aprendizagem
ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições
relevantes preexistentes na estrutura cognitiva do indivíduo.
·
Aprendizado experimental: Rogers distinguiu dois tipos de aprendizado:
cognitivo (sem sentido) e experimental (significativo). O primeiro corresponde
ao conhecimento acadêmico, como o aprendizado de vocabulário ou de tabelas de
multiplicação, e o último se refere ao conhecimento aplicado, como o
aprendizado a respeito de máquinas para poder consertar um carro. A chave para
a distinção é que o aprendizado experimental se direciona para as necessidades
e desejos do aprendiz.
·
Inteligências
Múltiplas: Na elaboração de sua teoria, ele partiu da observação do trabalho
dos gênios. "Ficou claro que a manifestação da genialidade humana é bem
mais específica que generalista, uma vez que bem poucos gênios o são em todas
as áreas", afirma Antunes. Gardner foi buscar evidências também no estudo
de pessoas com lesões e disfunções cerebrais, que o ajudou a formular hipóteses
sobre a relação entre as habilidades individuais e determinadas regiões do
órgão. Finalmente, o psicólogo se valeu do mapeamento encefálico mediante
técnicas surgidas nas décadas recentes. Suas conclusões, como a maioria das que
se referem ao funcionamento do cérebro, são eminentemente empíricas. Ele
concluiu, a princípio, que há sete tipos de inteligência:
1. Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções.
2. Lingüística é a habilidade de aprender idiomas e de usar a fala e a escrita para atingir objetivos.
3. Espacial é a disposição para reconhecer e manipular situações que envolvam apreensões visuais.
4. Físico-cinestésica é o potencial para usar o corpo com o fim de resolver problemas ou fabricar produtos.
5. Interpessoal é a capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e conseqüentemente de se relacionar bem em sociedade.
6. Intrapessoal é a inclinação para se conhecer e usar o entendimento de si mesmo para alcançar certos fins.
7. Musical é a aptidão para tocar, apreciar e compor padrões musicais.
Mais tarde, Gardner acrescentou à lista as inteligências natural (reconhecer e classificar espécies da natureza) e existencial (refletir sobre questões fundamentais da vida humana) e sugeriu o agrupamento da interpessoal e da intrapessoal numa só.
A primeira implicação da teoria das múltiplas inteligências é que existem talentos diferenciados para atividades específicas.
1. Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções.
2. Lingüística é a habilidade de aprender idiomas e de usar a fala e a escrita para atingir objetivos.
3. Espacial é a disposição para reconhecer e manipular situações que envolvam apreensões visuais.
4. Físico-cinestésica é o potencial para usar o corpo com o fim de resolver problemas ou fabricar produtos.
5. Interpessoal é a capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e conseqüentemente de se relacionar bem em sociedade.
6. Intrapessoal é a inclinação para se conhecer e usar o entendimento de si mesmo para alcançar certos fins.
7. Musical é a aptidão para tocar, apreciar e compor padrões musicais.
Mais tarde, Gardner acrescentou à lista as inteligências natural (reconhecer e classificar espécies da natureza) e existencial (refletir sobre questões fundamentais da vida humana) e sugeriu o agrupamento da interpessoal e da intrapessoal numa só.
A primeira implicação da teoria das múltiplas inteligências é que existem talentos diferenciados para atividades específicas.
Acredito que minha prática pedagógica se enquadra nas
teorias que consideram a aprendizagem social/cultura ponto fundamental para o
ensino aprendizagem. Acredito que o meio social ao qual o aluno está inserido,
reflete em sua aprendizagem em sala de aula, e nós professores devemos cada vez
mais conhecer essa realidade para que a aprendizagem seja significativa.
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário