terça-feira, 27 de dezembro de 2016

O tempo no espaço escolar

Uma das marcas das mudanças atuais é a mudança na noção de tempo.  O tempo deixou de ser pensado de forma linear, agora ele é simultâneo, os eventos ocorrem ao mesmo tempo, simultaneamente.
A partir disso, percebemos que a escola foi concebida no tempo linear e desta maneira, está tendo dificuldade em se adequar a essa mudança na noção de tempo. Contudo, os espaços escolares não são neutros e refletem essa mudança, já que os sujeitos/alunos, vivem esta mudança de paradigma diariamente.
Essa linearidade do tempo escolar faz com que as crianças não se enquadrem, já que por este pressuposto todas aprendem da mesma forma e ao mesmo tempo.
A rigidez com que o tempo é tratado dentro da escola não atende as particularidades do sujeito.
Por isso acredito que o tempo em sala de aula deixou de ser o de cumprir tarefas, seguir o calendário, realizar as atividades. Hoje devemos desafiar o aluno a construir seu conhecimento de forma critica.

Apoiado nisso, devemos nós educadores também termos nosso tempo. Tempo de reflexão, não apenas sozinhos, mas com o grupo de nossas escolas, professores, direção, setor pedagógico, enfim, todos os âmbitos da esfera escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios da inclusão na escola contemporânea

Quando iniciou-se o processo de implantação da Educação Inclusiva nas escolas regulares, evidenciou-se as profundas transformações que se f...