Uma das marcas das mudanças atuais é a mudança na noção de
tempo. O tempo deixou de ser pensado de
forma linear, agora ele é simultâneo, os eventos ocorrem ao mesmo tempo,
simultaneamente.
A partir disso, percebemos que a escola foi concebida no tempo
linear e desta maneira, está tendo dificuldade em se adequar a essa mudança na
noção de tempo. Contudo, os espaços escolares não são neutros e refletem essa
mudança, já que os sujeitos/alunos, vivem esta mudança de paradigma
diariamente.
Essa linearidade do tempo escolar faz com que as crianças não se
enquadrem, já que por este pressuposto todas aprendem da mesma forma e ao mesmo
tempo.
A rigidez com que o tempo é tratado dentro da escola não atende as
particularidades do sujeito.
Por isso acredito que o tempo em sala de aula deixou de ser o de
cumprir tarefas, seguir o calendário, realizar as atividades. Hoje devemos
desafiar o aluno a construir seu conhecimento de forma critica.
Apoiado nisso, devemos nós educadores também termos nosso tempo.
Tempo de reflexão, não apenas sozinhos, mas com o grupo de nossas escolas,
professores, direção, setor pedagógico, enfim, todos os âmbitos da esfera
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário