Projetos
A diferença básica entre
projeto ensino por projeto e Aprendizagem por projeto está no fato de que o primeiro
parte das questões trazidas e pensadas pelo professor, ele elabora e traz as
questões para os alunos, já a aprendizagem por projetos parte das questões e curiosidades
trazidas pelos educandos, leva-se em consideração seus questionamentos e
conhecimentos prévios.
Desta maneira o projeto para
aprender é aquele que parte dos questionamentos dos alunos, de suas
investigações do mundo que o cerca. Sendo assim, não há idade certa para
começar a trabalhar projetos com os educandos, a partir do momento que há a
curiosidade pelo mundo a sua volta, um projeto já pode ser iniciado.
O currículo deve ser flexível
para que possa englobar em seus conteúdos as questões trazidas pelos educandos.
Nesse currículo o professor é o mediador das questões trazidas pela turma e
deve encarar o projeto como um aprendizado para ele também.
Quando o aluno estabelece uma
relação com o conhecimento e se aproxima dele, a aprendizagem é facilitada, o
educando só aprende quando à significação do que está sendo estudado. Acredito que
espalhar a mudança na escola seja a parte mais difícil, visto que muitos
colegas e equipes diretiva estão desmotivados e fechados para a novidade mas,
acredito que se iniciarmos em nossas
turmas e assim que o resultado positivo for alcançado os demais talvez, saiam
da acomodação ao verem que os resultados são válidos tanto para professores
quanto para alunos.
O texto sobre projetos foi muito instigante, quando as autoras falam nos tipos de perguntas vemos a necessidade de instigar o aluno a ser crítico, questionador e há não aceitar tudo como verdade absoluta. e nos faz refletir sobre o dia a dia em sala de aula, onde as vezes surgem várias perguntas e questionamentos e deixamos passar por pressa, ou por estarmos muito ligadas aos conteúdos do currículo.
após ler o texto, surgiram várias ideias para trabalhar com meus alunos e instigá-los e serem questionadores e participativos no processo de ensino aprendizagem.
ResponderExcluirGéssica! Sério mesmo? Pensastes a fundo em instigar teus alunos a se tornarem questionadores e participativos? Protagonistas? Isso é muito bom e é o nosso objetivo. Vou torcer para que consigas mais colegas professoras pensando e agindo assim para tornarmos a escola mais interessante. É realmente nisso que acreditamos. Nos tempos de hoje, com todas as possibilidades que possuímos os alunos precisam agir, precisam protagonizar e tomar a frente nos processos em que estão envolvidos. Continua teu trabalho na escola e continua refletindo e nos escrevendo. Estamos te acompanhando por aqui. Abraço, Betynha ;0) (Tutora PEAD2/UFRGS)