quarta-feira, 13 de julho de 2016

Projetos


A diferença básica entre projeto  ensino por projeto  e Aprendizagem  por projeto está no fato de que o primeiro parte das questões trazidas e pensadas pelo professor, ele elabora e traz as questões para os alunos, já a aprendizagem por projetos parte das questões e curiosidades trazidas pelos educandos, leva-se em consideração seus questionamentos e conhecimentos prévios.

Desta maneira o projeto para aprender é aquele que parte dos questionamentos dos alunos, de suas investigações do mundo que o cerca. Sendo assim, não há idade certa para começar a trabalhar projetos com os educandos, a partir do momento que há a curiosidade pelo mundo a sua volta, um projeto já pode ser iniciado.

O currículo deve ser flexível para que possa englobar em seus conteúdos as questões trazidas pelos educandos. Nesse currículo o professor é o mediador das questões trazidas pela turma e deve encarar o projeto como um aprendizado para ele também.

Quando o aluno estabelece uma relação com o conhecimento e se aproxima dele, a aprendizagem é facilitada, o educando só aprende quando à significação do que está sendo estudado. Acredito que espalhar a mudança na escola seja a parte mais difícil, visto que muitos colegas e equipes diretiva estão desmotivados e fechados para a novidade mas, acredito que se iniciarmos em  nossas turmas e assim que o resultado positivo for alcançado os demais talvez, saiam da acomodação ao verem que os resultados são válidos tanto para professores quanto para alunos.

texto sobre projetos foi muito instigante, quando as autoras falam nos tipos de perguntas vemos a necessidade de instigar o aluno a ser crítico, questionador e há não aceitar tudo como verdade absoluta. e nos faz refletir sobre o dia a dia em sala de aula, onde as vezes surgem várias perguntas e questionamentos e deixamos passar por pressa, ou por estarmos muito ligadas aos conteúdos do currículo

após ler o texto, surgiram várias ideias para trabalhar com meus alunos e instigá-los e serem questionadores e participativos no processo de ensino aprendizagem. 

Um comentário:


  1. Géssica! Sério mesmo? Pensastes a fundo em instigar teus alunos a se tornarem questionadores e participativos? Protagonistas? Isso é muito bom e é o nosso objetivo. Vou torcer para que consigas mais colegas professoras pensando e agindo assim para tornarmos a escola mais interessante. É realmente nisso que acreditamos. Nos tempos de hoje, com todas as possibilidades que possuímos os alunos precisam agir, precisam protagonizar e tomar a frente nos processos em que estão envolvidos. Continua teu trabalho na escola e continua refletindo e nos escrevendo. Estamos te acompanhando por aqui. Abraço, Betynha ;0) (Tutora PEAD2/UFRGS)

    ResponderExcluir

Desafios da inclusão na escola contemporânea

Quando iniciou-se o processo de implantação da Educação Inclusiva nas escolas regulares, evidenciou-se as profundas transformações que se f...