domingo, 10 de julho de 2016

PLANEJAMENTO DE UM JOGO


Jogo do alfabeto

Objetivo
·                     Identificar as letras do alfabeto;
·                     Fazer associações entre letra e objeto;
·                     Reconhecer as letras de seu próprio nome e as letras dos nomes de seus colegas de classe, a partir de brincadeiras com o nome e confecção de crachás.

Metodologia:
Atividade 1 : Apresentação dos alunos, identificando as letras iniciais de cada nome.
Atividade 2: Confeccionar os crachás com os nomes dos alunos.
Atividade 3:Nome Oculto – Esconder os nomes dos alunos  em envelopes fechados, apenas com a inicial de cada nome, a fim de que eles cogitem hipóteses sobre quais nomes começam com uma determinada letra.
Atividade 4: A cadeira de nomes- Colocar aleatoriamente as tarjas com os nomes das crianças sobre as cadeiras. Dizer ás crianças que podem sentar-se apenas nas cadeiras nas quais estão seus nomes.
Essa brincadeira é realizada com música e o aluno que sentar na cadeira errada sai do jogo.
Atividade 5 : Bingo de Letras- Distribuir cartelas com letras aos alunos.
Cantar as letras, pronunciá-las de maneira clara, estabelecendo relações com o nome próprio, nome de animal, nome de fruta, etc.
O primeiro a completar a cartela vence.
Atividade 6: Dominó Gigante- Os alunos, em grupo menores jogarão um Dominó Gigante com figuras e letras, tentando associar  letra á figuras que as tenham como iniciais. Quem jogar todas as suas peças primeiro vence o jogo.
Atividade 7: Jogo da Memória- Em grupos menores, serão distribuídos dois tipos de jogos da memória: um jogo de letra-letra (duas letras iguais) e outro de figuras-palavras. O aluno que conseguir mais pares vence o jogo.
 Atividade 8: Quebra-Cabeça de Rótulos- Serão disponibilizados alguns quebra-cabeças de rótulos (ex: Nescau, sucrilhos, etc.) para os que os alunos montem corretamente os rótulos.
Obs: Estes jogos, confeccionados pelos alunos, foram colocados na caixa de jogos que estamos confeccionando. Cada aluno tem sua caixa, que leva para casa no final de semana para jogar com a família. Na segunda-feira, um aluno é escolhido para relatar sua experiência com os jogos em família.


Noto que desde que iniciamos nosso projeto os alunos tem se mostrado mais interessados nas atividades e tem com frequência associado as atividades em aula com os jogos confeccionados.
Eles tem se mostrado envolvidos e ansiosos pela confecção do próximo jogo. A alfabetização se tornou muito mais prazerosa e fácil para os educandos.

Um comentário:

  1. Olá Gessica. Nesta postagem tivestes a ideia de disponibilizar uma sugestão de trabalho envolvendo o alfabeto e a alfabetização? Se tivesses colocado fotos ficaria mais atrativo. Não achas? De qualquer forma é bem pertinente que tenhas escrito sobre isso. Trabalhar com jogos realmente pode ser divertido e motivador. Proporciona espaço para novas reações e estabelecimento de relações diferente de quando se trabalha de outra forma. Segue escrevendo que estamos te acompanhando por aqui. Abraço, Betynha ;0) (Tutora PEAD2/UFRGS)

    ResponderExcluir

Desafios da inclusão na escola contemporânea

Quando iniciou-se o processo de implantação da Educação Inclusiva nas escolas regulares, evidenciou-se as profundas transformações que se f...