Observação: Participante e não participante
Observação não
participante:
Durante a semana estive observando os ensaios
para o Dia da Família na escola, durante estas observações percebi que muitos
alunos estavam nervosos com a atividade visto que, não querem desagradar suas
famílias no dia da apresentação.
Notei, também, que as professoras envolvidas
nesta atividade, em sua maioria não estavam muito satisfeitas com a atividade,
muitas inclusive dizendo que preferem estar em sala de aula trabalhando
conteúdos.
Observação
participante:
Esta observação fiz em minha sala de aula,
com alunos do 9° ano, durante uma de nossas conversas informais. Estávamos
quase no fim da aula e surgiu o assunto “Preconceito”, durante a discussão
vários alunos expuseram suas opiniões e ocorreram muitas divergências, visto
que a turma é muito grande, são 39 alunos, apesar de tentar me manter como uma
mediadora na questão, no calor das discussões acabei por também expor minha
opinião sobre o assunto, me tornando uma participante do debate.
Oi Géssica. Não estava na tua escola mas consigo imaginar exatamente o que narras. Realmente, há uma diferença lamentável entre a motivação dos alunos e das professoras. As crianças gostam de tudo que é diferente e no caso a apresentação é um momento especial. Já as professoras parecem que buscam conforto entre as 4 paredes da sala de aula. Sinto muito mas percebo isso também. E te digo: É assim mesmo, acontece em muitas escolas. Aí percebo o valor da Supervisora, da Direção da Escola, Equipes Diretivas e Mantenedoras para proporcionar ações que motivem seus professores. Os alunos estão em formação e são nossa esperança por um mundo melhor. Desejo que as Equipes Diretivas percebam a necessidade de trabalhar com seus professores de forma positiva realizando ações efetivas. Pois na verdade todos precisamos nos apoiar em busca de nosso objetivo maior que é escolarizar com qualidade. Somos todos humanos e precisamos de redes de apoio. Precisamos acreditar no nosso trabalho e nos nossos objetivos e passar dias melhores. O que tens a dizer? Fazendo uma relação com o que estamos vendo no semestre.Temos a possibilidade de empregarmos múltiplas linguagens na escola. Temos a obrigação de disponibilizar essas modalidades de expressão para nossos alunos. Não podemos deixar esse conhecimento de lado. Precisamos nos conscientizar disso. O que tens a dizer? O que pensas? Mais alguma relação com o que estamos estudando? E quanto ao debate sobre preconceito. Percebo que não tem jeito. Fazemos parte do grupo. Tu e teus 39 alunos são o grupo nesse caso. Embora tu tivestes a intenção de só atuar como mediadora, com certeza é difícil. Minha professora de sociologia já dizia que a neutralidade não existe. Passamos nossos valores no nosso olhar, no conduzir as aulas, no nosso fazer pedagógico. Com respeito tudo dá certo e os alunos precisam mesmo conviver com pessoas com valores diferentes para moldarem seus valores. Que me dizes? Abraço, Betynha (Tutora PEAD2/UFRGS)
ResponderExcluir