A criança e sua construção da linguagem escrita
A criança reconstrói criativamente o objeto do
conhecimento ao tentar compreendê-lo. Essa reconstrução se dá, primeiro,
através de sua ação sobre o objeto e em um segundo momento ela parte para sua
representação.
Segundo Luquet, as crianças passam por diversos
estágios em suas representações. Ao analisarmos desenho e escrita como sistemas
de linguagem acabamos por perceber como cada linguagem organiza seus elementos
de constituição.
A medida que as crianças se apropriam da linguagem
gráfica seus desenhos passam a ser considerados objetos de conhecimento.
Assim como na reconstrução do sistema de escrita,
no desenvolvimento dos desenhos também a criança passa por estágios/etapas.
Nesses estágios podemos perceber as interações entre escrita e desenho.
Segundo Emilia Ferreiro, a medida que a criança
progride em seus desenhos, progride também na escrita. Essa aproximação se dá,
principalmente na aquisição destas linguagem, tanto no desenho quanto na
escrita ou seja, no inicio “o desenho é uma escrita e a escrita é um desenho”.
Há uma estreita relação entre esses dois processos
de aquisição de linguagem.
Segundo grande parte das teorias de alfabetização a
escrita teria o estatuto de representação. No entanto, no enfoque da psicologia
a escrita representa o papel de veículo de comunicação. Segundo a psicanálise a
representação é a relação que se tem com
o objeto representado e não pura e simplesmente a representação deste objeto.
Em seus estudos Emilia Ferreiro trouxe para o campo
da alfabetização a questão de que modo a criança dominar a consciência da
técnica, raciocínio e procedimentos que utiliza para agir e pensar sobre o
objeto.
A criança
adquire a linguagem oral em situação de comunicação efetiva e quando ela começa
a compreender a escrita deve-se converter a linguagem em objeto de reflexão.
Acredito que a aproximação entre os
textos está no fato de ver a aquisição da linguagem escrita como um processo de
interação entre o observador e o objeto observado.
E perceber que a linguagem e a
comunicação se dá antes da aquisição da escrita. Que o desenho é uma forma de
comunicação e de interação com o mundo e que suas etapas de desenvolvimento
estão ligadas as etapas de desenvolvimento da alfabetização e da aquisição da
escrita.
Tenho pro método de trabalho o
lúdico e a arte. Sempre procuro em minha prática unir os conteúdos que nos
exigem trabalhar, com a leveza da arte, visto que ambos andam de mãos dadas.
Acredito que o desenho é uma forma
de comunicação, o desenho para a criança é o concreto e mesmo antes de adquiri
a linguagem escrita ela já se comunica através dele. É uma comunicação feita
através da vida, do concreto.
Tinha um aluno, há alguns anos
atrás, que tinha muita dificuldade na leitura. Mas desenhava muito bem. Passei
a dar-lhe como tem frases para que ele ilustrasse. Ele então, se sentindo
valorizado procurou aprender a leitura das palavras com mais afinco, visto que
a leitura de mundo ele já sabia.
Qual não foi minha surpresa quando
este menino pede para ler o texto da aula, mesmo vacilante ele leu corretamente
e a partir daí sua leitura e escrita se desenvolveram muito rapidamente. O que
lhe faltava? Um incentivo.
Olá Gessica,
ResponderExcluirValorizar as atividades realizadas por nossos alunos faz com que os mesmos ao se sentirem valorizados vençam suas dificuldades. Parabéns pela sensibilidade de proporcionar conhecimento e afetividade ao seu aluno.
Abraços
Maria Rosane
Olá Gessica,
ResponderExcluirValorizar as atividades realizadas por nossos alunos faz com que os mesmos ao se sentirem valorizados vençam suas dificuldades. Parabéns pela sensibilidade de proporcionar conhecimento e afetividade ao seu aluno.
Abraços
Maria Rosane