sábado, 23 de abril de 2016

Concepções do brincar na Psicologia




 No texto Concepções do brincar na Psicologia as autoras Therezinha Vieira, Alysson Carvalho e Elizabeth citam primeiramente as formas de análise sobre jogos e brincadeiras de estudiosos de diversas áreas, como historiadores, sociólogos e filósofos. Posteriormente fixam suas análises mais aprofundadas na abordagem da conceituação e reconhecimento no fenômeno do “brincar” na Psicologia. Desenvolvem também uma abordagem sobre as relações do “brincar” com o desenvolvimento através de pressupostos teóricos da psicanálise, do construtivismo de Jean Piaget e da psicologia histórico-cultural.
        Na primeira parte do texto os autores apresentam a afirmação do historiador Huizinga(1971) que diz ser o jogo elemento fundante de cultura, ou seja, as instituições sociais evoluíram a partir de práticas lúdicas. Outro historiador citado é Ariès( 1978) este autor destaca no clássico História social da criança e da família a importante função de coesão social que o jogo tinha na Idade Média em contraposição a faixa cada vez mais estreita que vem ocupar na vida do homem moderno envolvido entre as solicitações da vida doméstica e do trabalho. Destacam no campo da Sociologia Brougére ( 1994, 1998a, 1998b) que se interessa na transformação das relações entre jogo e educação em nossa civilização e nas relações que o brincar/jogar mantém com a cultura.
        Para responder o questionamento: É possível definir o brincar?  Utilizam-se para suas reflexões e definições de alguns autores. Para nossos autores diferentemente do material do jogo, cujo uso obedece a determinadas regras, o brinquedo pode ser utilizado de forma mais livre, de acordo com a vontade de quem com ele brinca. O termo brincar não é menos complexo. Em geral, no sentido comum, é mais reservado à infância. Para Santa Roza (1993) “o termo que possui maior abrangência é ludus, do latim. Ele remete às brincadeiras, aos jogos de regras, a competição, recreações teatrais e litúrgicas. Dele deriva o nosso termo lúdico, significando aquilo que se refere ao brincar quanto ao jogar”. 

Um comentário:

  1. Gessica, muito boa a tua reflexão a partir do material de estudo em Ludicidade. Muito boa a tua compreensão da necessidade da parceria entre teoria e prática. É necessário um cuidado nas postagens por aqui, que seja apresentado melhor o que irá ser elaborado e trabalhado a importância do assunto na prática, para facilitar a compreensão de quem vem ler tuas colocações.

    Katielle de Oliveira
    Tutora Ludicidade

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