sexta-feira, 22 de junho de 2018

Estudo do texto de Rays


 O texto de Rays busca definir o ato de planejamento de ensino numa perspectiva mais profunda e pragmática. No quadro abaixo, segue uma análise dos principais momentos tratados no texto.
MOMENTOS
PRINCIPAIS IDÉIAS
DEGUSTAÇÃO
RELAÇÃO COM A PRÁTICA
  1. “Escola e realidade social”



- Análise do contexto social onde está inserida a escola;
- Tornar essa realidade o ponto de partida para a prática pedagógica que será desenvolvida na escola.
- Ao ler esta passagem, me vi na escola onde trabalho.
- Na escola onde trabalho buscamos sempre que possível levar em consideração a realidade de nosso aluno, tanto que nosso PPP foi alterado para se adequar a realidade social a qual a escola está inserida.
  1. “Retrato sociocultural do educando”



- Análise particular dos educandos e suas famílias;
- Características de aprendizagem dos educandos
- Me fez lembras daqueles alunos que reprovam repetidas vezes no mesmo ano.
- Procuro sempre tentar entender as dificuldades que meu aluno e suas famílias tem.
  1. “Objetivos de ensino-aprendizagem e conteúdos de ensino”


- Assimilação, elaboração e recriação do saber;
- Repensar os conteúdos das disciplinas ao longo de todo o ano letivo.
- Repetição que há em muitos currículos escolares
- Nossos planos de estudos foram todos remodelados para que possamos ter mais liberdade em trabalhar os conteúdos.
  1. “Procedimentos de ensino-aprendizagem”



- Metodologias e caminhos a serem seguidos para a aplicação dos conteúdos.
- Qualidade na formação e continua busca por aperfeiçoamento por parte dos professores.
- Tenho tentado, ao longo dos anos, buscar novos métodos para auxiliar meus alunos no processo de ensino aprendizagem.
  1. “Avaliação da aprendizagem”



- Contribuir com trabalho docente;
- Aprimorar o desenvolvimento e aprendizagem do aluno
- Sempre lembro na avaliações classificatórias a que fomos submetidos ao longo de nossa vida acadêmica.
- Trabalho com uma avaliação que busca aprimorar e não classificar meu aluno.

Referências:

RAYS, Oswaldo Alons. Planejamento de ensino: um ato político-pedagógico. 

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