sexta-feira, 22 de junho de 2018

Diferenças entre o modo de aquisição de linguagem de Vygotsky e Piaget


 Para Vygotsky é uma ferramenta de comunicação interação, interações que possibilitam trocas de experiências entre cada individuo. Para Vygotsky a linguagem e o pensamento estão fortemente conectados.
Para que possamos entender as ideias de Vygotsky é fundamental apropriar-se de quatro pensamentos fundamentais: interação, mediação, internalização e ZDP, para ele o individuo deve ter relações interpessoais para se desenvolver- interativos - trocas com o coletivo- construção do conhecimento através da linguagem.
Para Piaget, a passagem do egocentrismo infantil para o pensamento lógico, encontra-se intimamente ligada ao processo de aquisição da linguagem.
As pesquisas de Piaget (1923, 1924) mostram que os fatores sociais e culturais são aqueles que promovem o desenvolvimento do pensamento. Assim, quando ele se refere à sucessão evolutiva do pensamento “autístico” (individual e incomunicável) para o pensamento “dirigido” (socializada, orientada pela adaptação progressiva dos indivíduos uns aos outros), o progresso é atribuído à ação do meio social e da linguagem. Explica assim que a oposição entre as duas formas de pensamento.
As diferenças maiores são que enquanto Piaget trata a aquisição da linguagem como, algo mais biológico, que depende da maturação biológica de cada um, Vygotsky diz que é necessária uma interação interpessoal para o desenvolvimento da linguagem.
Vygotsky fala em uma origem social da linguagem e do pensamento. Inicialmente a fala segue a ação, e a fala que dirige e determina o curso desta ação. E por ser um processo que depende da interação com o meio, ele muda se o meio ao qual a criança está inserida muda.
Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra. A visão particular e peculiar (egocêntrica) que as crianças mantêm sobre o mundo vai, progressivamente, aproximando-se da concepção dos adultos: torna-se socializada, objetiva.
Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social. Em seu entender a criança já nasce num mundo social e, desde o nascimento, vai formando uma visão desse mundo através da interação com adultos ou crianças mais experientes. A construção do real é, então, mediada pelo interpessoal antes de ser internalizada pela criança. Desta forma, procede-se do social para o individual, ao longo do desenvolvimento.
Tanto Piaget quanto Vygotsky deixam claro a importância e o papel da escola por ser onde a criança interage com o outro, imita e onde o educador exerce o papel de mediador nas relações interpessoais bem como os “ objetos de conhecimentos.” A base da aprendizagem é feita na interação do sujeito com o meio. Assim fica claro a importância da escola como local onde podem ocorrer os diversos processos que proporcionarão a construção do conhecimento e a aquisição da linguagem.


Referências:

MONTOYA, Adrián Oscar Dongo, Pensamento e Linguagem: Percurso Piagetiano de Investigação. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 119-127, jan./abr. 2006
VYGOTSKY, Lev S. A formação Social da Mente. 2. ed. São Paulo: Martins Editora, 2007. 224 p

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