domingo, 5 de novembro de 2017

Síntese do texto: “A sombra desta mangueira” – Paulo Freire




No texto o autor trata, primeiramente da dialogicidade, não de seu conceito pura e simplesmente, mas de sua necessidade inerente ao ser humano.
Não há comunicação sem dialogicidade, portanto ela se torna essencial, principalmente a nos educadores que temos na comunicação nossa principal ferramenta de trabalho. Ele fala sobre sua visão de mundo e a nossa participação enquanto seres humanos neste mundo, complexo, tecnológico, político. Segundo Freire:
 “ É que há um diálogo invisível, prévio, em que não necessito de inventar perguntas ou fabricar respostas. Os educadores verdadeiramente democráticos não estão-são dialógicos. Uma de suas tarefas substantivas em nossa sociedade é gestar esse clima dialógico”. (FREIRE, 2000, P. 81)

O texto trata da visão de mundo do autor, a maneira como nos reconhecemos e nos “sentimos” no mundo. E a relação que estabelecemos com o mudo é dialética e não mecanicista, por esse fato, nossa relação implica em dominamos os processos de refletira, avaliar, programar e transformar o mundo ao nosso redor.
Nos mostra que para promover a visão critica de mundo em nossos educandos devemos deixar de lado a educação “bancária”, essa atitude do educador aniquila a vontade do educando de ver e se alegrar com o mundo, o impede de ter uma visão crítica do que está a sua volta.

Um comentário:

  1. Olá! Paulo Freire nos traz um grande legado, e não devemos deixar de conhecer sua importante contribuição a educação. Em tempos de instabilidade política e da rejeição do dialogo - devemos resistir e lutar. Um dos principais princípios em educação é estabelecer o diálogo e construir políticas que sejam estabelecidas entre os participantes. Quando recebemos tudo pronto e sem poder contribuir com nossas ações de nada adianta para o nosso conhecimento. Devemos participar e fortalecer vínculos, isso em todas as esferas. A concepção bancária como cita aniquila! Que possamos construir um mundo mais crítico e reflexivo e construímos isso oportunizando momentos na escola. Como manter esse nosso pensamento em tempos tão crueis de retrocessos nas políticas públicas e educacionais?
    Boa reflexão!
    Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador
    PEAD UFRGS

    ResponderExcluir

Desafios da inclusão na escola contemporânea

Quando iniciou-se o processo de implantação da Educação Inclusiva nas escolas regulares, evidenciou-se as profundas transformações que se f...