A sexualidade é a fusão de sentimentos simbólicos e físicos, como ternura, respeito aceitação e prazer. É construção progressiva sendo influenciada pela história , pela sociedade, pela cultura, conforme os aspectos individuais e psíquicos de cada um.
Assim idosos hoje, sendo liberais ou não enfrentam a problemática sexual, conforme o seu contexto de vida e valor dado ao fato. Nem por isso pode se deixar de afirmar que, na maturidade, os idosos podem usufruir de sua sexualidade de forma que seus sentimentos e necessidades sejam satisfeitos; cada pessoa é autora de sua felicidade ou não até porque a sexualidade engloba o histórico de cada um, desde a infância; e não esta relacionada apenas ao aparelho genital.
Apesar de todas essas modificações tanto no homem como na mulher que ocorrem no seu envelhecimento, não irão precisamente prejudicar o seu prazer sexual, pois com o advento das inúmeras medicações que foram desenvolvidas os mesmos terão acesso a uma vida sexual continua e prazerosa na medida do possível, se os mesmos tiverem condições de lançar mão destes benefícios.
Além das limitações impostas pela idade, os idosos enfrentam também as limitações impostas pela sociedade, pois, a sexualidade nessa faixa etária está cercada de tabus.
Algumas mudanças foram notadas nos últimos anos. Essas mudanças podem ser percebidas por diversos fatoresm dentre eles: A maturidade se prolongou a velhice demora mais a chegar, melhor qualidade de vida, pessoas chegam a idades mais avançadas com a saúde mais preservada, crescimento da população em envelhecimento fez destes um grupo consumidores desejados por todos os mercados, a indústria farmacêutica passou a pesquisar melhorias na qualidade de vida e outras indústrias (moda, cosméticos, serviços) passaram a produzir e investir nesse grupo.
A sociedade ainda vê a sexualidade na velhice como um tabu, algo reservado aos mais jovens. Há a exigência de que os homens não podem falhar e as mulheres têm de ter beleza e juventude como fontes únicas de atratividade. Tudo isso causa a diminuição do sexo.
Contudo, muitos idosos estão mudando esta realidade, procurando no outro, independente de sua idade, o carinho, e principalmente a aceitação de sua condição de idoso ativo em todos os setores de suas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário