segunda-feira, 10 de julho de 2017

Quadro referencial sobre o plano de ação

Durante o semestre muitos foram os aprendizados, e trabalhar com os PAs foi sem dúvida o maior desafio. A cada etapa realizado um novo aprendizado e por fim a certeza que não é impossível. A partir do momento que conhecemos com o que vamos trabalhar o desenvolvimento das ações fica sem dúvida mais fácil.
O quadro referencial foi uma ótima maneira de sintetizar todas as etapas do projeto.

Meta 1 - Objetivos: Questões de Pesquisa Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem na turma. Período de realização: 04/04 a 10/04. Breve descrição sobre o desenvolvimento da meta: Em uma conversa com os alunos, perguntei a eles que assunto eles teriam interesse em saber mais, em fazer pesquisas, em estudar durante as aulas.Atividades Realizadas: 1) Conversa informal e descontraída com a turma, explicando sobre o desenvolvimento de um PA. 2) Dinâmica grupal onde os/as alunos/as escreviam sobre seus temas de interesse, na forma de perguntas e questões 3) Votação para a escolha do tema a ser pesquisado pela turma.

Meta 2 Objetivos: Dúvidas e Certezas Elaborar um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.
Período de realização: 14/04 a 17/04 Breve descrição sobre o desenvolvimento da meta: Em conversa com a turma, perguntei que certezas eles tinham em relação ao tema, em seguida pedi que dissessem suas dúvidas. Atividades Realizadas:1) Cada aluno anotou em uma ficha pelo menos uma dúvida e uma certeza sobre o tema.

Meta 3 – Objetivos: Mapa Conceitual Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre o tema do PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens. Período de realização: 24/04 a 27/04. Breve descrição sobre o desenvolvimento da meta: A partir de nossas conversas, pedi aos alunos que dissessem a primeira palavra que eles lembravam quando falávamos em “Hora do Conto”. Atividades Realizadas: 1) Cada aluno disse uma palavra relacionada ao tema e fomos anotando no quadro.

Meta 4 – Objetivos: Plano de Ação Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento. Período de realização: 03/05 a 28/06.  Breve descrição sobre o desenvolvimento da meta:Iniciamos efetivamente a Hora do Conto semanal com a turma. Atividades realizadas: 1) A partir de nossas conversas e do interesse dos alunos em saber de onde vem as histórias infantis que viram desenhos animados, cada aluno pesquisou previamente uma história.
2) O aluno encarregado da pesquisa semanal traz o livro com a história e a turma toda se envolve na organização da contação da história
3) Construímos cenários e figurinos para que as histórias sejam encenadas no dia marcado.

Meta 5 - Objetivos: Relatório Desenvolver, com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA. Período de realização: 03/07 a 07/07Breve descrição sobre o desenvolvimento da meta:  Reuni a turma e conversamos sobre o que foi bom e o que precisaria melhorar no projeto. Atividades realizadas:  1) Reunidos em grupos de 4 integrantes, os alunos discutiram os prós e os contras do projeto.
2) Depois pedi que fosse escolhido um representante para explicar aos demais a conclusão do grupo.
3) Ao final fizemos um novo quadro sobre o que foi bom e o que precisa ser melhorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios da inclusão na escola contemporânea

Quando iniciou-se o processo de implantação da Educação Inclusiva nas escolas regulares, evidenciou-se as profundas transformações que se f...