segunda-feira, 10 de julho de 2017

Fatores intra e extra-escolares

A escola onde trabalho é contemplada pelo PDDE, o município recebe o FUNDEB, mas o dinheiro não é totalmente investido nas escolas, com as brechas que o recurso tem,a prefeitura acaba desviando o dinheiro para outros setores. Em relação ao PDDE, por vezes a escola fica engessada ao utilizar o recurso, visto que o dinheiro deve ser gasto em setores específicos e nas quantidades citadas pelo fundo.
Os fatores intra escolares, com o que diz relação á estrutura, ao recursos materiais aos poucos estão sendo contemplados com os repasses de verbas. Noto uma preocupação no que se refere em adquirir materiais que auxiliem os professores em sua prática. Os projetos desenvolvidos na escola, buscam garantir o acesso e principalmente a permanência dos alunos na escola, são oferecidas oficinas de esportes e reforço escolar, no turno inversa. No que diz respeito a valorização dos professores, vejo que é o tópico menos contemplado. As formações são escassas e precárias, quando ocorrem é por que o professore se interessou e resolveu fazer, de maneira particular, inclusive não há um incentivo para que os professores continuem estudando e se mantendo informados.
Um aspecto citado no texto, e que reconheço também ocorrer em minha escola é a falta de participação da comunidade escolar nas decisões do que deve ser feito com o repasse das verbas. Em geral, nos professores somos consultados mas, não de maneira totalmente democrática. Na maioria das vezes temos duas ou três opções para escolher.
Talvez os gestores devessem ter uma formação específica para gerenciar esses fundos que chegam diretamente na escola, e também deveria haver, na minha opinião, uma fiscalização não só no uso da verba, mas também na maneira como é escolhida o “como gastar” este repasse, que acaba sendo mais uma manobra de cunho político.
A escola deve ser um ambiente neutro, onde prevaleça a democracia tanto de ideias, quanto de atos e pensamentos. As decisões devem ser coletivas para que possam atingir um maior número de pessoas e mais do que isso, que leve em consideração as necessidades da comunidade escolar.

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