terça-feira, 19 de julho de 2016

POESIA



Conversei com os alunos que fomos convidados pela turma do segundo ano para um Sarau. Após explicar o que é um sarau e escolhermos um poema para apresentarmos, nos dirigimos para a sala da turma 21, onde éramos esperados.

Após a leitura do poema “O Elefante”, pelos alunos do segundo ano, eu e meus alunos apresentamos nosso poema: “Ou isto ou aquilo”, de Cecilia Meireles. Como meus alunos não são alfabetizados eles apresentaram o texto através de desenhos e explicações sobre o que haviam desenhado.



Ao final do trabalho fiquei muito feliz com o resultado, pois, meus alunos não só participaram, como mostraram desenvoltura e um grande interesse pela tarefa executada. Todos participaram de sua maneira e estimularam aqueles mais tímidos a se expressarem sem medo. Acredito que a tarefa foi bastante válida e contribuiu para a socialização dos educandos e o despertar do interesse pela literatura.



quarta-feira, 13 de julho de 2016

Projetos


A diferença básica entre projeto  ensino por projeto  e Aprendizagem  por projeto está no fato de que o primeiro parte das questões trazidas e pensadas pelo professor, ele elabora e traz as questões para os alunos, já a aprendizagem por projetos parte das questões e curiosidades trazidas pelos educandos, leva-se em consideração seus questionamentos e conhecimentos prévios.

Desta maneira o projeto para aprender é aquele que parte dos questionamentos dos alunos, de suas investigações do mundo que o cerca. Sendo assim, não há idade certa para começar a trabalhar projetos com os educandos, a partir do momento que há a curiosidade pelo mundo a sua volta, um projeto já pode ser iniciado.

O currículo deve ser flexível para que possa englobar em seus conteúdos as questões trazidas pelos educandos. Nesse currículo o professor é o mediador das questões trazidas pela turma e deve encarar o projeto como um aprendizado para ele também.

Quando o aluno estabelece uma relação com o conhecimento e se aproxima dele, a aprendizagem é facilitada, o educando só aprende quando à significação do que está sendo estudado. Acredito que espalhar a mudança na escola seja a parte mais difícil, visto que muitos colegas e equipes diretiva estão desmotivados e fechados para a novidade mas, acredito que se iniciarmos em  nossas turmas e assim que o resultado positivo for alcançado os demais talvez, saiam da acomodação ao verem que os resultados são válidos tanto para professores quanto para alunos.

texto sobre projetos foi muito instigante, quando as autoras falam nos tipos de perguntas vemos a necessidade de instigar o aluno a ser crítico, questionador e há não aceitar tudo como verdade absoluta. e nos faz refletir sobre o dia a dia em sala de aula, onde as vezes surgem várias perguntas e questionamentos e deixamos passar por pressa, ou por estarmos muito ligadas aos conteúdos do currículo

após ler o texto, surgiram várias ideias para trabalhar com meus alunos e instigá-los e serem questionadores e participativos no processo de ensino aprendizagem. 

domingo, 10 de julho de 2016

PLANEJAMENTO DE UM JOGO


Jogo do alfabeto

Objetivo
·                     Identificar as letras do alfabeto;
·                     Fazer associações entre letra e objeto;
·                     Reconhecer as letras de seu próprio nome e as letras dos nomes de seus colegas de classe, a partir de brincadeiras com o nome e confecção de crachás.

Metodologia:
Atividade 1 : Apresentação dos alunos, identificando as letras iniciais de cada nome.
Atividade 2: Confeccionar os crachás com os nomes dos alunos.
Atividade 3:Nome Oculto – Esconder os nomes dos alunos  em envelopes fechados, apenas com a inicial de cada nome, a fim de que eles cogitem hipóteses sobre quais nomes começam com uma determinada letra.
Atividade 4: A cadeira de nomes- Colocar aleatoriamente as tarjas com os nomes das crianças sobre as cadeiras. Dizer ás crianças que podem sentar-se apenas nas cadeiras nas quais estão seus nomes.
Essa brincadeira é realizada com música e o aluno que sentar na cadeira errada sai do jogo.
Atividade 5 : Bingo de Letras- Distribuir cartelas com letras aos alunos.
Cantar as letras, pronunciá-las de maneira clara, estabelecendo relações com o nome próprio, nome de animal, nome de fruta, etc.
O primeiro a completar a cartela vence.
Atividade 6: Dominó Gigante- Os alunos, em grupo menores jogarão um Dominó Gigante com figuras e letras, tentando associar  letra á figuras que as tenham como iniciais. Quem jogar todas as suas peças primeiro vence o jogo.
Atividade 7: Jogo da Memória- Em grupos menores, serão distribuídos dois tipos de jogos da memória: um jogo de letra-letra (duas letras iguais) e outro de figuras-palavras. O aluno que conseguir mais pares vence o jogo.
 Atividade 8: Quebra-Cabeça de Rótulos- Serão disponibilizados alguns quebra-cabeças de rótulos (ex: Nescau, sucrilhos, etc.) para os que os alunos montem corretamente os rótulos.
Obs: Estes jogos, confeccionados pelos alunos, foram colocados na caixa de jogos que estamos confeccionando. Cada aluno tem sua caixa, que leva para casa no final de semana para jogar com a família. Na segunda-feira, um aluno é escolhido para relatar sua experiência com os jogos em família.


Noto que desde que iniciamos nosso projeto os alunos tem se mostrado mais interessados nas atividades e tem com frequência associado as atividades em aula com os jogos confeccionados.
Eles tem se mostrado envolvidos e ansiosos pela confecção do próximo jogo. A alfabetização se tornou muito mais prazerosa e fácil para os educandos.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

É São João!!!!

Hoje confeccionados brindes que serão doados para a Festa Junina de nossa escola!  Todos muito empenhados para fazer o melhor!





quinta-feira, 30 de junho de 2016

LITERATURA E DIFERENÇAS

O texto de Rosa Maria Hessel Silveira nos apresenta a literatura como uma forma de mostrar a criança o diferente, e fazer com que ela o aceite com mais facilidade. A literatura é uma ferramenta importante para ser utilizada em sala de aula, para que podermos conectar nosso aluno com o mundo ao seu redor, com seu cotidiano, com o que está posto mas muitas vezes não é visto.

Por outro lado retratar personagens com necessidades especiais, não só faz com que a criança entenda o diferente, mas também faz com que os portadores de necessidades especiais se identifiquem com a literatura, se reconheçam nas páginas dos livros e sintam-se valorizados e inseridos na sociedade. Faz com que eles reconheçam suas lutas, dificuldades e vitórias e os incentive a serem vistos, ouvidos e entendidos.



terça-feira, 28 de junho de 2016


SE EU NÃO FALASSE A LÍNGUA DO MUNDO?

Minha vó sempre nos contava uma história, quando eu e minha irmã éramos pequenas e não queríamos estudar. Ela sempre nos falava sobre nossa bisavó, que não sabia ler nem escrever, a frase dela sempre me deixou refletindo sobre o "não falar a língua do mundo", ela nos contava que nossa bisavó dizia que não saber ler em um mundo onde tudo era por escrito, era como ser cega. Como se você olhasse para as coisas e não as visse. 
Acredito que se o mundo falasse uma língua diferente da minha eu iria me sentir deslocada. Acredito que cima de tudo o interesse pelo outro faz com que tenhamos vontade de nos aproximar, independente de sua forma de ver e sentir o mundo.
Nosso papel na sociedade, enquanto educadores é de proporcionar a acessibilidade a nossos educandos. Sei que é difícil e acabamos esbarrando, principalmente na falta de formação para isso.

Vejo diversas colegas tentando incluir seu aluno sem saber como e muitas vezes que devia dar o apoio necessário se abstém da responsabilidade e acabamos nós, educadores tentando, na maioria das vezes, buscar auxilio fora da escola e por conta própria. 

domingo, 19 de junho de 2016

Projeto caixa de jogos

Esta semana iniciarem na turma do primeiro ano o projeto caixa de jogos. Na sexta-feira enviei para casa o bilhete comunicando o início do projeto e pedindo uma caixa. Cada aluno terá sua caixa onde irá colocar seus jogos, que serão confeccionados em aula. No final de cada semana eles vão levá lá para casa. Junto irá um caderno para registros das atividades realizadas em casa com a família.
Acredito que será uma forma de aprendizado onde a família poderá participar ativamente com o educando.



Desafios da inclusão na escola contemporânea

Quando iniciou-se o processo de implantação da Educação Inclusiva nas escolas regulares, evidenciou-se as profundas transformações que se f...