quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Apresentação projetos de pesquisa



Hoje apresentamos nosso projeto. Nossa questão norteadora era: "O voto no Brasil deve continuar sendo obrigatório?"
A troca de ideias foi bastante produtiva, entramos em contato com os mais diversos assuntos ao entrarmos em contato com os projetos das colegas.
No que se refere ao nosso trabalho, levantamos várias questões e debatemos com os outros grupos. Acredito que foi bastante produtivo a troca de ideias e informações. 










terça-feira, 15 de novembro de 2016

RESGATANDO BRINQUEDOS ANTIGOS - PARTE III

Depois das pesquisas e da confecção dos brinquedos,  agora é hora de colocar em prática e ver os resultados.
As meninas chegaram tímidas,  mas aos poucos foram interagindo com os pequenos  que adoraram a atividade.






quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Hora do conto e lanche saudável

Hoje as alunas do nono ano da escola vieram fazer uma Hora do conto com as turmas de primeiro ano. A história escolhida foi O sanduíche da Maricota!
Aproveitamos e fizemos um lanche coletivo. Cada aluno escolheu o que colocar em seu sanduíche.










domingo, 30 de outubro de 2016

Resgatando brinquedos antigos - Parte II


Após algumas pesquisas da história de alguns brinquedos,  fizemos um levantamento dos que poderiam ser feitos com material reciclado.
Escolhemos então o bilboquê,  vai e vem,  bolas de meia,  cinco marias.  E as petecas que serão construídas com a turma.
Agora é mão na massa.






sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Mostra do saber - Escola São José



Hoje os alunos dos anos finais apresentaram para os alunos dos anos inicias seus trabalhos de pesquisa. Houve toda uma preparação até na maneira de falar para que os pequenos pudessem entender.

Os vulcões e a história das Histórias em quadrinhos foram os trabalhos que mais chamaram a atenção.













quinta-feira, 27 de outubro de 2016

FIGURAS GEOMÉTRICAS - PLANAS




Trabalhei esta semana em minha turma de 1° ano as figuras geométricas.  Após apresentar-lhes as formas,  propus uma atividade para que eles percebessem que ao nosso redor , nos objetos que utilizamos as figuras geométricas se fazem presentes.
O resultado foi ótimo!!!




quarta-feira, 26 de outubro de 2016

                    Resgate dos Brinquedos Antigos                

A partir de um texto,  sobre as maneiras de brincar das crianças no Brasil Império,  algumas de minhas alunas do oitavo ano se interessaram pelo assunto.  Como precisávamos de um tema para a Mostra do Saber da escola,  o interesse virou um projeto.
Estamos na fase da pesquisa,  elas foram atrás dos tipos de brinquedos,  para isso entrevistaram pais,  avós,  vizinhos mais velhos. Depois disso recorremos a internet para sabermos da origem de alguns desses brinquedos.
Nas pesquisas sobre a importância do brinquedo e do brincar o que mais lhes chamou a atenção foi uma pesquisa onde é constatato que as crianças de hoje,  brincam ao ar livre apenas 63 minutos por dia.
O próximo passo será a confecção dos brinquedos com sucata e posteriormente vamos brincar com os alunos dos anos iniciais.

Desafios da inclusão na escola contemporânea

Quando iniciou-se o processo de implantação da Educação Inclusiva nas escolas regulares, evidenciou-se as profundas transformações que se f...